domingo, 14 de maio de 2017

A Evolução do Papel da Mulher ao Longo da História

No dia 11 de maio, a Raiz Editora partilhou com a biblioteca escolar a aliciante atividade de formação, A evolução do papel da mulher ao longo da história, dinamizada pela Drª Alexandra Correia da Silva.
Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, mestre em Ideologias e Utopias Contemporâneas e investigadora em Ciências Sociais e Humanas, cativou logo a plateia pela singeleza com que se apresentou. Afável e dotada de uma linguagem adequada aos alunos, despertou o interesse pela temática, alternando o discurso com a visualização de recursos visuais (imagens, esquemas, sínteses e vídeos) que prenderam a atenção das turmas. Criou também momentos de diálogo, em que os alunos puderam participar e acrescentar comentários sobre os assuntos.
Nas duas apresentações que dinamizou, a formadora Drª Alexandra Silva abordou o papel da mulher na Pré-História, na época Medieval e na Idade Moderna, os primeiros movimentos feministas, as sufragistas, a I Guerra Mundial e as décadas de mudança (“os loucos anos 20” e “os longos anos sessenta”) até ao 25 de abril em Portugal, tendo o cuidado de ajustar o conteúdo aos dois ciclos de escolaridade que participaram na atividade (1ª sessão – turmas 9ºB e 9ºD; 2ª sessão – turmas 6ºD e 6ºH).

Click to play this Smilebox slideshow

Temos a certeza que a análise do papel da mulher ao longo da história levou os alunos a ficarem cientes que ainda há muito a fazer pela igualdade de direitos entre homens e mulheres, pelo acesso a cargos de liderança e que a igualdade total de direitos ainda não é uma realidade em todos os países.
Agradecemos às professoras Ana Alexandra Santos, Dina Madeira, Fátima Pereira, Sandra Baptista e Lizete Valente pela colaboração e interesse que demonstraram na atividade.
Congratulamos a Raiz Editora pela excelente iniciativa e a Drª Alexandra Silva pela prática deste tipo de iniciativas que apelam à reflexão sobre preocupações transversais à sociedade, contribuindo, desta forma, para a aprendizagem e educação para a igualdade de género, uma das múltiplas dimensões do exercício da cidadania!

Profª bibliotecária

Lígia Freitas











Sem comentários:

Enviar um comentário