quinta-feira, 25 de maio de 2017

Encontro com a eurodeputada Ana Gomes
Os Direitos Humanos e Igualdade

No âmbito da disciplina de Cidadania, a turma 8ºA, orientada pela diretora de turma, profª Carla Rodrigues, participou no projeto de Pilotagem do Quadro de Referência de Competências para a Cultura Democrática, desenvolvido pela DGE durante o 1º Período. No seguimento dessa participação, no dia 19 de maio, a turma recebeu a eurodeputada Ana Gomes, que fez uma excelente intervenção sob a temática “Direitos Humanos e Igualdade”.
Recentemente chegada da Bolívia, onde integrou a missão da Comissão de Direitos Humanos do Parlamento Europeu, cativou os presentes por dominar questões sobre política externa e política comum de segurança e defesa. Abordou temáticas atuais e pertinentes, como a iniciativa da Comissão Europeia de abrir um procedimento de infração contra a Hungria que, segundo a eurodeputada fomenta a xenofobia e ataca miseravelmente os refugiados, colocando em causa os princípios fundamentais da União Europeia. Apelou ao combate de todo o tipo de discriminação e preconceito por parte dos jovens e que, de uma forma educativa e preventiva, respeitem as singularidades de cada um, respeitando a livre manifestação. Mais que uma aula, foi uma lição de cidadania!




Agradecemos ao encarregado de educação do aluno Ricardo Varandas dos Santos, aluno do 8ºA, por ter estabelecido o contacto com a eurodeputada e à própria Ana Gomes por este tipo de iniciativas que constituem uma verdadeira lição de cidadania!

Profª bibliotecária  

Lígia Freitas

Sem comentários:

Enviar um comentário