quarta-feira, 14 de junho de 2017

Educar para o Direito
… os jovens perante o crime!


No dia 2 de junho, a convite da Associação de Pais da nossa escola e no âmbito do projeto “Educar para o Direito”, a advogada Drª Paula Varandas dinamizou duas palestras para as turmas de 9º ano da nossa escola.

Este projeto conta com o apoio institucional do “Fórum Justiça Independente”, que resulta da associação de juízes independentes, e visa intervir junto dos alunos, recorrendo a exemplos práticos e reais sobre o que se passa atualmente nos tribunais e as consequências junto dos jovens, habilitando-os, desta forma, a conhecer matérias de natureza criminal. Muitos desconhecem ou não têm consciência das consequências da prática de crimes, pelo que a prevenção é uma mais valia.

A Drª Paula Varandas, detentora de uma comunicação assertiva, direta, aberta, sincera e objetiva, sem constrangimentos, abordou matérias de natureza criminal, mais evidentes na faixa etária dos jovens, bem como respetivas consequências, nomeadamente: a violência no namoro, a droga, Bullying, Ciberbulling, injúrias, ameaças, furto e roubo, recorrendo a casos concretos e a imagens representativas deste tipo de condutas, tendo gerado uma elevada recetividade na plateia.


É de louvar este tipo de palestras, que contribui para a formação de pessoas responsáveis, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres, respeitando os outros, tendo como referência os valores dos direitos humanos.
Parabéns pela iniciativa Drª Paula Varandas e obrigado à Associação de Pais pelo cuidado que demonstra na formação dos nossos alunos.

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

Sem comentários:

Enviar um comentário