segunda-feira, 12 de junho de 2017

Descobrir TEODORA!

Luísa Fortes da Cunha na BE!


No âmbito da animação do Livro e da Leitura e integrado no Projeto “Os Escritores Vão à Escola”, promovido pela Divisão de Educação da Câmara Municipal de Sintra, a nossa escola teve o prazer de receber a escritora Luísa Fortes da Cunha. Este projeto, decorrente de um protocolo anual entre a autarquia e a associação portuguesa de escritores, contempla a ida de autores portugueses a estabelecimentos de ensino concelhios de todos os níveis de ensino.
Assim, no dia 2 de junho, decorreu o Encontro com a escritora que amavelmente se deu a conhecer, partilhando experiências de vida e a última aventura da Teodora através do livro “Teodora e o Misterioso Barco de Mogno”, possibilitando o voo para os horizontes da imaginação. Simpática, enérgica e bem-disposta, respondeu a todas as questões colocadas pelos alunos presentes na sessão.
Para o Encontro, os alunos das turmas 5ºG, 5ºL, 6ºF e 6ºJ, orientados pelas professoras Carla Sordo e Gracinda Mateus, realizaram trabalhos que foram expostos no espaço da biblioteca e que também foram oferecidos à escritora sob a forma de um livrinho. Os alunos realizaram uma apresentação em PowerPoint – acromáticos com os títulos dos livros e/ou palavras principais (turma 5ºG); “O que me diz a capa deste livro?” – histórias pequenas /escrita criativa (turma 5ºL); análise dos livros, tendo como ponto de partida as respetivas capas (turmas 6ºF e 6ºJ).
A Biblioteca elaborou o painel Descobre Teodora (sinopses de todos os livros da coleção Teodora), criou e produziu cubos biográficos, com recurso à ferramenta digital Cube Creator e fez a decoração do espaço com móbiles das capas dos livros e elaboração de algumas personagens dos seus livros, sendo de realçar o trabalho desenvolvido pela assistente operacional, Margarida Morais, na execução dos mesmos. Promoveu também a venda do livro “Teodora e o Misterioso Barco de Mogno”, publicação de autor.




A profª bibliotecária enaltece a elaboração do apelativo e criativo painel no polivalente da escola como divulgação do Encontro com a escritora à comunidade escolar, já batizado pelos alunos como “A Parede Teodora” e que foi criado pelos professores Filipa Góis, António Santos e Mª Manuela Alegre.
Um obrigada a todos os que promoveram e possibilitaram este Encontro, assim como à Drª Raquel Camacho (Divisão de Educação da CMS) e claro à protagonista desta iniciativa, Luísa Fortes da Cunha!

Profª bibliotecária

Lígia Freitas

Sem comentários:

Enviar um comentário